header
Plano Petros Ultrafértil - Mosaic
Fevereiro 2025

Ultrafértil: atualização sobre proposta de acordo da Mosaic

Conforme já comunicado aos participantes, em votação convocada pelas entidades representativas dos participantes do Plano Petros Ultrafértil (Sindiquímica-BS, Sindiquímica-PR e Astaul), os participantes ativos e assistidos (aposentados e pensionistas) do plano aprovaram a proposta apresentada pela patrocinadora Mosaic, visando a celebração de um acordo para encerrar a discussão sobre os valores devidos decorrentes do Fator de Correção (FC).

Seguindo nosso compromisso de manter os participantes atualizados, informamos que a proposta apresentada encontra-se, atualmente, em fase de elaboração dos instrumentos jurídicos, a primeira etapa do processo, após o período de negociação. Essa etapa envolve uma intensa agenda de trabalho, incluindo reuniões entre Petros, Mosaic, Vale, Valia e VLI com objetivo de chegar às condições finais, e tem evoluído na direção de uma conclusão e assinatura do acordo. A Petros vem trabalhando intensamente para que a referida conclusão ocorra o quanto antes, mas depende de todas as partes envolvidas para uma evolução ágil.

Após os termos finais consensuados entre as partes, para a assinatura do acordo, a documentação seguirá o rito de aprovação na Valia e na Petros.

Com a conclusão das etapas mencionadas e a assinatura, o acordo seguirá as seguintes etapas de realização:

1. Suspensão das ações judiciais e do procedimento arbitral em andamento (trata-se de um segundo procedimento arbitral, que trata de assinatura contratual e cobrança de custeio administrativo; o primeiro, que trata do FAT e FC, já foi concluído).
2. Encaminhamento do processo de cisão e transferência para licenciamento da Previc.
3. Aprovação da Previc e posterior encerramento das ações judiciais e arbitrais.
4. Ativação do contrato com o reconhecimento contábil do valor a ser pago pela Mosaic/Vale e revisão dos PEDs.
5. Operacionalização e transferência da administração do plano para a Valia.

A previsão é que todas essas etapas demandem pelo menos doze meses, a partir da assinatura do acordo pela Petros e pela Mosaic. Relembre, a seguir, a síntese da proposta aprovada pelos participantes e assistidos em suas respectivas assembleias sindicais ou associativa, conforme já comunicado aos participantes.

Proposta aprovada

A Mosaic propõe assumir contratualmente a obrigação de pagar R$ 590 milhões ao Plano Petros Ultrafértil. Este valor já considera o montante de responsabilidade da patrocinadora referente aos planos de equacionamento vigentes. O valor será corrigido pela inflação a partir da data de aprovação da proposta de acordo pelo Sindiquim-BS (2 de agosto de 2024 até a homologação final do acordo em juízo).

Transferência de gerenciamento
A Mosaic condiciona seu compromisso financeiro e a homologação final do acordo à aprovação da cisão do Plano Petros Ultrafértil pela Previc, com a consequente transferência dos participantes ligados à Mosaic para a Valia, fundo de pensão de empregados da Vale.

Encerramento das ações
As ações judiciais relacionadas ao Fator de Correção serão encerradas, após cumprimento pelas partes das condições previstas no acordo a ser firmado entre Mosaic e Petros.

Atualização sobre FQM

Em paralelo ao acordo com a Mosaic, a Petros implementou, em abril de 2024, o “PED Solução Mosaic”, construída em conjunto com participantes, assistidos e entidades representativas e aprovada em assembleias com objetivo de buscar o equilíbrio e da sustentabilidade do plano na forma menos onerosa para os participantes.

Conforme comunicado anteriormente, com a implementação da solução, o Fundo de Quitação por Morte (FQM) começou a ser cobrado dos participantes que têm contribuições extraordinárias vencidas e não pagas ao plano.

No âmbito das recentes negociações, a Petros apresentou para as entidades representativas de trabalhadores a proposta de um aditivo aos termos de compromissos relacionados ao “PED Solução Mosaic”, com objetivo de viabilizar melhores condições para o acordo com a patrocinadora, permitindo a revisão das dívidas de parcelas não arrecadadas.

Essa proposta apresentada pela Petros e posteriormente aprovada pelos participantes e assistidos nas assembleias convocadas pelas entidades sindicais, consistiu em tornar as dívidas vitalícias e, consequentemente, excluir a obrigação do FQM, resultando em um efeito positivo de redução do pagamento dessas dívidas. A proposta foi aprovada pela Petros. O encerramento das cobranças da alíquota de FQM ocorreu a partir de janeiro de 2025.

A Petros reitera que está sensível à situação dos participantes do Plano Ultrafértil e que atua com total diligência e responsabilidade, buscando sempre o equilíbrio e a sustentabilidade do plano. Seguindo nosso compromisso com os participantes, manteremos todos informados sobre as próximas etapas do acordo.

Importante: cuidado com informações falsas! A Petros é a fonte oficial

A Petros tomou conhecimento de informações não oficiais que estão sendo propagadas em redes sociais e outros canais evolvendo o andamento das negociações relacionadas ao Plano Petros Ultrafértil/Mosaic. É importante alertar aos participantes que a negociação conta com cláusulas de sigilo para buscar a melhor conclusão do processo e que qualquer comunicação não proveniente da Petros pode conter informação falsa e seu compartilhamento pode prejudicar a conclusão do acordo. Nesse sentido, é importante esclarecer que, diferentemente do que vem circulando em um desses comunicados não oficiais, o acordo está em processo de construção entre as partes e, portanto, ainda não foi submetido à aprovação do Conselho Deliberativo da Petros. Por fim, importante destacar que a Petros tem dedicado a máxima atenção a essa negociação, mobilizando equipes de todas as Diretorias, de modo que não há qualquer amparo com a realidade a informação de que Petros tem causado atrasos.

ATENÇÃO: Antes de clicar em um link, sempre confira o e-mail do remetente. E reforçamos que os links que enviamos não exigem senhas ou dados pessoais para acesso ao conteúdo. Em caso de dúvida, entre em contato com nossos canais de relacionamento.

Central de Relacionamento

0800 025 35 45

Dias úteis das 8h às 20h

Acompanhe

Youtube Spotify

Baixe nosso aplicativo AppStore Google Play Store

logo Petros