header
PPSP-NR
Abril 2024

PPSP-NR: PED-2022 começa agora em abril

O plano de equacionamento do déficit registrado pelo PPSP-NR no exercício de 2022 (PED-2022) foi aprovado, em 25/10/2023, pelo Conselho Deliberativo da Petros e pelas instâncias de governança de cada uma das patrocinadoras e, conforme informado, a cobrança das contribuições extraordinárias tem início agora em abril, seguindo o que determina a legislação. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), órgão responsável pela supervisão da Petrobras, também aprovou o PED-2022 do PPSP-NR.

O equacionamento é uma obrigação legal, prevista na Resolução CNPC nº 30/2018, para garantir a sustentabilidade e a saúde financeira de um plano quando o resultado deficitário ultrapassa o limite permitido por lei. Em 2022, o resultado do PPSP-NR foi prejudicado pela conjuntura econômica que afetou os segmentos de renda variável e de renda fixa, principalmente os títulos públicos marcados a mercado que, na época, representavam a maior parcela da carteira. Além disso, o passivo foi impactado pela revisão do chamado “Teto 1” e a alta da inflação, que elevou a meta atuarial.

Para reduzir o risco de novos déficits e aumentar a estabilidade do plano, concluímos no ano passado a imunização da carteira do plano, que consiste na aquisição de títulos públicos com rentabilidade superior à meta atuarial, aproveitando o patamar elevado da taxa de juros, casando o fluxo de caixa desses papéis com os compromissos de pagamento a aposentados e pensionistas.

Confira as alíquotas

A alíquota para assistidos será de 3,64% do benefício Petros. Para ativos, será de 3,29% do salário de contribuição. Não haverá cobrança sobre o abono anual (assistido) e 13° salário (ativo).

PED-2022 do PPSP-NR Assistido Ativo
Contribuição extra 3,64% 3,29%
Abono anual e 13° salário Sem cobrança de PED-2022
Início das cobranças Abril 2024
Duração Vitalícia

 

Central de Relacionamento

0800 025 35 45

Dias úteis das 8h às 20h

Acompanhe

Youtube Spotify

Baixe nosso aplicativo AppStore Google Play Store

logo Petros